COLABORE!

Custom Search

sábado, 25 de fevereiro de 2012

HISTORIA DA BIOMEDICINA


BIOMEDICINA

HISTÓRICO DA BIOMEDICINA

NÍVEL NACIONAL

    O curso de BIOMEDICINA surgiu, quando diversas Escolas de Medicina propuseram a formação de profissionais para atuarem como docentes e pesquisadores nas diversas especialidades da área biomédica, particularmente aquelas da área básica e não clínica, bem como nos serviços de diagnóstico e terapêutica, tais como: análises clínicas, hematológicas, citologia e radiologia.
    Os primeiros cursos tiveram início no ano de 1966 com a implantação do Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Médica, nas reconhecidíssimas;
- Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ),
- Universidade Estadual Paulista de Botucatu (UNESP),
- Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP Ribeirão) e,
- Escola Paulista de Medicina (EPM).
    Atualmente existem em torno de 40 Cursos Universitários, espalhados por todo o território nacional nas mais conceituadas Entidades de Ensino Superior Público e Particulares.


NÍVEL REGIONAL
    Em Belém, a UFPa realizou o primeiro vestibular para o curso de BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE MÉDICA em 1971, formando a primeira turma em 1974.
    Por volta de 1974, alguns colegas, ainda estudantes fundaram a ABIPA – ASSOC. DE BIOLOGIA DO PARÁ.
    Em 22 de setembro de 1977, foi fundada a ABEP – ASSOCIAÇÃO DOS BIOMÉDICOS DO ESTADO DO PARÁ, registrada no Cartório do 2o Ofício de Registro de Títulos e Documentos No 412 e 413, livro A No 3.
    Por volta de 1990 é eleita, através da resolução Nº 022/89, uma comissão composta por 3 biomédicos (CARLOS DAVID A. BICHARA, EDVALDO LOUREIRO e RICARDO ISHAK) para estruturar e implantar o CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA, 4ª. REGIÃO com sede em Belém, e jurisdição nos estados do Norte (Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Roraima) e um estado do Nordeste, Maranhão.
    Em 1992 foi realizada a primeira eleição para compor a 1a diretoria que conduziria os destinos do CRBM-4 pelos 4 anos seguintes. Sendo que até o dia 25 de outubro de 1996 o escritório do CRBM-4, funcionou na secretaria de virologia do CCB (Centro de Ciências Biológicas da UFPA). Dia 26 de outubro adquirimos nossa sede própria, localizada na Av. Nazaré, 541, Ed. José Miguel Bitar, s/309, para onde mudamos e permanecemos até a presente data.
    Em 1996, o Dr. Ricardo Ishak foi reeleito, tendo permanecido a frente do CRBM4 até dezembro de 1999.
    No final de 1999, foi eleito o Dr. Napoleão de Alencar Almeida, tendo sido reeleito em dezembro de 2003.
 

DIA NACIONAL DO BIOMÉDICO
    Esta data é comemorada no dia 20 de novembro por conta da vitória conseguida junto ao Supremo Tribunal Federal, que julgou por unanimidade de votos a representação Nº 1256-DF como ato de inconstitucionalidade da expressão "atuais", bem como, "...que vierem ingressar nesse curso em vestibular realizado até julho de 1983...". Essa decisão ocorreu em Brasília exatamente no dia 20 de novembro de 1985.
    Pelo fato desta marcante vitória, esta data ficou marcada e definida como o DIA NACIONAL DO BIOMÉDICO.
    Lei nº 7.017 de 30 de agosto de 1982: Desmembrou os Conselhos Federal e Regionais de 
Biomedicina e de Biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário